terça-feira, 7 de junho de 2022

Os Grandes Livros do Mundo Ocidental

"Os clássicos são aqueles livros que todos adoram citar mas efetivamente poucos lêem".
Charles Dickens.

Great Books of the Western World é uma série publicada pela Enciclopédia Britânica com uma seleção das melhores obras publicadas em todos os tempos. Seu idealizador foi o educador norte-americano Mortimer Adler (1902-2001), um dos maiores pedagogos de nosso tempo lamentavelmente desconhecido no Brasil.

Listagens de livros são tão antigas quanto os próprios livros. Para fazer a lista (130 autores em 517 trabalhos, dispostos em uma coleção de 60 volumes), os critérios usados foram:

- O livro tem um significado contemporâneo; isto é, ele é relevante aos problemas e questionamentos de nosso tempo;
- O livro pode ser lido várias vezes, sempre trazendo benefícios;
- O livro é relevante para um grande número de grandes idéias que ocupam as mentes e pensamentos de pessoas nos últimos 25 séculos.

Infelizmente a coleção em si não foi traduzida para o português. De fato, muitos dos autores célebres ainda nem foram traduzidos para nossa língua. Mas vários dos livros citados já existem em edições nacionais, a preços relativamente acessíveis. Uma coleção nova editada pela Britannica não sai por menos de R$ 2000,00...

Mais informações em:

Um comentário:

  1. Bela postagem! Pouquíssimas pessoas sabem da existência dessa coleção, talvez pelo facto dela nunca ter sido editada aqui na Terra Brasilis.

    ResponderExcluir