Você provavelmente já teve um daqueles professores de História patriotadas (anos 70 e 80) ou marxistas (anos 90 em diante) que lamuriam que o ouro colonial brasileiro roubado por Portugal poderia ter transformado nosso país no mais rico do mundo. Façamos, pois, as contas:
De acordo com Calógeras, a quantidade de ouro produzida na colônia durante o Século XVIII foi de 1.400 toneladas de ouro. Considerando que apenas a quinta parte era recolhida pelo governo português (ou seja, 280 t), e calculando o preço atual do grama do ouro a R$ 100,00, isso daria o valor de R$ 28 bilhões.
É muito dinheiro mesmo (mais ou menos o que o brasileiro paga atualmente em impostos POR SEMANA). Com 28 bilhões de reais, qualquer governo de país civilizado (ou querendo se civilizar) investiria em muitas obras e serviços ao seu povo... Mas isso não vale para um país governado pelo PT.
O abalizado historiador Oliveira Torres estima que o Quinto, nominalmente 20 %, na prática foi de apenas 10%, sendo que metade desse valor ficou na colônia para cobrir as despesas da Coroa portuguesa no Brasil com fortalezas, estradas e outros gastos. A darmos crédito a Oliveira Torres, portanto, Portugal teria tirado do Brasil o equivalente hoje a 7 bilhões de reais.
ResponderExcluir