quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

R.I.P. Aleksandr Solzhenitsyn (1918-2008)


Aleksandr Isayevich Solzhenitsyn, em russo Александр Исаевич Солженицын, (Kislovodsk, 11 de Dezembro de 1918 — Moscou, 3 de agosto de 2008) foi um romancista, dramaturgo e historiador russo. Suas obras conscientizaram o mundo quanto aos Gulags, hediondo sistema de campos de trabalhos forçados existente na União Soviética. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1970, e foi expulso de sua terra natal em 1974.
1) Biografia

1.1) Infância e juventude

Alexandr Solzhenitsyn nasceu em Kislovodsk, pequena cidade do sul da Rússia, na região localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, filho póstumo de Isaaky Solzhenitsyn, um oficial do exército czarista, e de sua jovem viúva, Taisia Solzhenitsyna. O seu avô materno havia superado suas origens humildes e adquirido uma grande propriedade na região de Kuban, nos sopés da grande cadeia de montanhas do Cáucaso. Durante a Primeira Guerra Mundial, Taisia fora estudar em Moscou, onde conhecera seu futuro marido. (Solzhenitsyn relataria vividamente a história de sua família em suas obras "Agosto de 1914" e "A Roda Vermelha".)

Em 1918 Taisia se encontrou grávida, mas pouco depois receberia notícia da morte de seu marido em um acidente de caça. Esse fato, o confisco da propriedade de seu avô pelas novas autoridades comunistas, e a Guerra Civil Russa sendo disputada ao redor, levaram às circunstâncias bastante modestas da infância de Aleksandr. Mais tarde ele diria que sua mãe lutava pela mera sobrevivência, e que os elos de seu pai com o antigo regime tinham que ser mantidos em segredo. O menino exibia conspícuas tendências literárias e científicas, que sua mãe incentivava como bem podia. Esta viria a falecer aos fins de 1939.


Solzhenitsyn estudou matemática na Universidade Estatal de Rostov, ao mesmo tempo cursando por correspondência o Instituto de Filosofia, Literatura e História de Moscou. Durante a Segunda Guerra Mundial participou de ações importantes como comandante de uma companhia de artilharia do Exército Soviético, obtendo a patente de capitão e sendo condecorado em duas ocasiões.

1.2) Prisão e início da carreira literária

Algumas semanas antes do encerramento do conflito, já havendo alcançado território alemão na Prússia Oriental, foi preso por agentes da NKVD por fazer alusões críticas a Stalin em correspondência a um amigo. Foi condenado a oito anos em um campo de trabalhos forçados, a serem seguidos por exílio interno em perpetuidade.

A primeira parte da pena de Solzhenitsyn foi cumprida em vários campos de trabalhos forçados; a "fase intermediária", como ele viria a referir-se a esta época, passou-a em uma sharashka, um instituto de pesquisas onde os cientistas e outros colaboradores eram prisioneiros. Dessas experiências surgiria o livro "O Primeiro Círculo", publicado no exterior em 1968. Em 1950 foi enviado a um "campo especial" para prisioneiros políticos em Ekibastuz, Cazaquistão onde trabalharia como pedreiro, mineiro e metalúrgico. Esta época inspiraria o livro "Um Dia na Vida de Ivan Denisovich". Enquanto neste campo retiraram-lhe um tumor, mas seu câncer não chegou a ser diagnosticado.

A partir de março de 1953, iniciou a pena de exílio perpétuo em Kol-Terek no sul do Cazaquistão. O seu câncer, ainda não detectado, continou a espalhar-se, e ao fim do ano Solzhenitsyn encontrava-se próximo à morte. Porém, em 1954 finalmente recebeu tratamento adequado em Tashkent, Uzbequistão, e curou-se. Estes eventos formaram a base de "Repartição do Câncer".

Durante seus anos de exílio, e após sua soltura e retorno à Rússia européia, Solzhenitsyn, enquanto lecionava em escolas secundárias durante o dia, passava as noites escrevendo em segredo. Mais tarde, na breve autobiografia que escreveria ao ganhar o Prêmio Nobel de literatura, relataria que "durante todos os anos até 1961, eu não apenas estava convencido que sequer uma linha por mim escrita jamais seria publicada durante a minha vida, mas também raramente ousava permitir que os meus íntimos lessem o que eu havia escrito por medo que o fato se tornasse conhecido".

Solzhenitsyn morreu em Moscou, em 3 de agosto de 2008, segundo seu filho em conseqüência de uma insuficiência cardíaca aguda.

2) Obras

Um Dia na vida de Ivan Denisovich (1962; romance)
O Primeiro Círculo (1968; romance)
O Pavilhão dos Cancerosos (1968; romance)
Arquipélago Gulag (1973–1978)
Agosto, 1914 (1984; romance)

Fonte: <
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aleksandr_Solzhenitsyn>.

:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:

Música da banda Renaissance inspirada no livro "Arquipélago Gulag".

Mother Russia

Pays the price, works the seasons through
Frozen days, he thinks of you
Cold as ice but he burns for you
Mother Russia, cant you hear him too?

Mothers son, freedoms overdue
Lonely man, he thinks of you
He isnt done, only lives for you
Mother Russia, cant you hear him too?

Punished for his written thoughts
Starving for his fame
Working blindly, building blocks
Number for a name, his blood flows frozen to the snow

Red blood, white snow
He knows frozen rivers wont flow
So cold, so true
Mother Russia -- he cries for you

Ooh ooh ...
Bah dah dah dah ...

Punished for his written thoughts
Starving for his fame
Working blindly, building blocks
Number for a name his blood flows frozen to the snow

Red blood, white snow
He knows frozen rivers wont flow
So cold, so true
Mother Russia -- he cries for you

Nenhum comentário:

Postar um comentário