quarta-feira, 11 de março de 2020

Frases de Hugo de São Vítor e Tomás de Kempis

"Quem procura o conhecimento não pode negligenciar a disciplina moral, resumida nas atividades de humildade, zelo em querer, vida quieta, reflexão silenciosa, austeridade de vida, pois não é louvável a ciência maculada por uma vida impúdica". [HUGO DE SÃO VÍTOR, Didascálicon, III, 12].

"Se soubesses de cor toda a Bíblia e as sentenças de todos os filósofos, de que te serviria tudo isso sem a caridade e a graça de Deus?" [TOMÁS DE KEMPIS, De Imitatione Christi, I, 1].


[*] Confronte a frase acima com esta, tirada do prefácio do Vitorino: "Não quiseram entender, para não ter que agir retamente". Ver também: Sl 35,4.

(Voltando a Kempis)

"Os letrados gostam de ser vistos e tidos por sábios. Muitas coisas há cujo conhecimento pouco ou nada aproveita à alma. E mui insensato é quem de outras coisas se ocupa e não das que tocam à sua salvação." [I, 2].

"Quanto mais e melhor souberes, tanto mais rigorosamente serás julgado, se com isso não viveres mais santamente." [I, 2].

"Ah! Se se empregasse tanta diligência em extirpar vícios e implantar virtudes como em ventilar questões, não haveria tantos males e escândalos no povo, nem tanta relaxação nos claustros. De certo, no dia do juízo não se nos perguntará o que lemos, mas o que fizemos; nem quão bem temos falado, mas quão honestamente temos vivido. Dize-me: onde estão agora todos aqueles senhores e mestres que bem conheceste, quando viviam e floresciam nas escolas? Já outros possuem suas prebendas [**], e nem sei se porventura deles se lembram. Em vida pareciam valer alguma coisa, e hoje ninguém deles fala." [I, 3].

[**] Rendimento de um canonicato; Fig. Ocupação rendosa e de pouco trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário