“Nossa heróica rejeição dos costumes e da moral da nossa tribo, quando na adolescência descobrimos a relatividade da moral, apenas revela imaturidade de julgamento; mais uma década que se passe e começamos a perceber a muita sabedoria do código moral que condenávamos, pois que ele consolida a experiência de gerações e gerações anteriores. Cedo ou tarde nos vem a percepção de que mesmo o para nós i...ncompreensível pode ser verdadeiro. As instituições, convenções, costumes e leis que formam a complexa estrutura duma sociedade provêm do trabalho de centenas de séculos e de milhões de espíritos; um só espírito não pode esperar compreendê-lo durante apenas uma vida – e muito menos aos vinte anos de idade” (Will Durant).
terça-feira, 31 de julho de 2018
sexta-feira, 27 de julho de 2018
Putin, Blatter, Dilma e Merkel na Final da Copa 2014
Putin com seus olhos de tigre; Blatter sem saber o que aconteceu; Dilma batendo um ronco e limpando a baba; Merkel celebrando o gol do título, até se lembrar que a turma ao seu redor era "da pesada"...
quarta-feira, 25 de julho de 2018
Eleições - Aprenda a escolher seu candidato para vereador
Há quem odeie horário político. E é por atitudes como essa que estamos como estamos, cheios de políticos medíocres representando-nos nas cadeiras legislativas e executivas.
Eu assisto horário político. Prefiro mil vezes assistir a propaganda eleitoral gratuita que uma novela, por exemplo. E esta semana, principalmente, quando as eleições começam a esquentar com o último mês de campanha fazendo a última curva apontando na reta de chegada para as eleições, fiz uma compilação do que EU ACHO relevante para escolhermos um candidato se levarmos em consideração apenas as propagandas na TV.
Eu assisto horário político. Prefiro mil vezes assistir a propaganda eleitoral gratuita que uma novela, por exemplo. E esta semana, principalmente, quando as eleições começam a esquentar com o último mês de campanha fazendo a última curva apontando na reta de chegada para as eleições, fiz uma compilação do que EU ACHO relevante para escolhermos um candidato se levarmos em consideração apenas as propagandas na TV.
sábado, 21 de julho de 2018
domingo, 15 de julho de 2018
sexta-feira, 13 de julho de 2018
Someone Like You by Adele (Yoko Ono cover)
A reação da mulher de saia ao fundo é a reação de qualquer pessoa normal à arte avant-garde: primeiro ela coloca a mão em expressão de espanto; passado o susto, trinta segundos depois, ela simplesmente começa a mexer no celular como se não estivesse nem aí para aquela japa maluca...
quarta-feira, 11 de julho de 2018
Monarquia no Jornal da Cultura — 15/06/2017
Um dos melhores comentários sobre a monarquia feitos na TV. O professorzinho de História filho da PUC quis fazer piada e tomou uma lambada da professora de Direito da USP, Maristela Basso, e do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.
segunda-feira, 9 de julho de 2018
sábado, 7 de julho de 2018
As 28 deficiências da inteligência humana, por Reuven Feuerstein
O Professor Olavo de Carvalho fala com frequência no Dr. Reuven Feuerstein. Encontrei essa postagem muito interessante no blog educacaodialogica.blogspot.com, assinada por João Maria Andarilho.
...
As deficiências resultantes da falta de aprendizagem mediada são antes periféricas do que centrais, e refletem atitude e motivação deficientes, falta de hábitos de trabalho e esquemas de aprendizagem ao invés de incapacidades estruturais e de elaboração. Evidências da reversibilidade do fenômeno tem sido encontrado em trabalhos clínicos e experimentais - especialmente através da avaliação dinâmica - (Dispositivo de Avaliação do Potencial de aprendizagem - "Learning Potential Assessment Device" - LPAD). O LPAD também nos capacitou a estabelecer um inventório de funções cognitivas subdesenvolvidas, pobremente desenvolvidas, ou debilitadas. Estas nós categorizamos como níveis de Input, Elaboração e Output.
Funções cognitivas debilitadas afetando o nível de Input incluem debilidades quantitativas e qualitativas dos dados recolhidos pelo indivíduo, quando confrontado por um problema, objeto ou experiência. Incluem:
quinta-feira, 5 de julho de 2018
terça-feira, 3 de julho de 2018
Resposta de Dostoiévski à carta de uma mãe, em 27 de março de 1878
Posso ver por sua carta que a senhora é uma boa mãe e se aflige com o desenvolvimento de seu filho. (...) A senhora deveria considerar as coisas por uma perspectiva mais simples. Pergunta-me, por exemplo: “O que é bom, e o que não é bom?” A que podem levar tais questões? (...) Seja boa, e faça seu filho perceber que a senhora é boa; deste modo sua obrigação para com ele cumprir-se-á inteiramente, pois assim lhe terá dado a convicção imediata de que as pessoas têm de ser boas. Seu filho então, por toda a vida, estimará a memória materna com grande reverência, e talvez mesmo com uma profunda emoção. E mesmo que a senhora faça algo errado – isto é, algo frívolo, mórbido ou até absurdo – seu filho cedo ou tarde o esquecerá e lembrar-se-á apenas das boas coisas. Tenha certeza: em geral, não há nada além que a senhora possa fazer por seu filho. E isso é de fato mais do que suficiente. A lembrança das boas qualidades de nossos pais – de seu amor à verdade, de sua retidão, da bondade de seu coração, de seu desprendimento da falsa vergonha e de sua constante relutância diante da mentira – tudo isto cedo ou tarde fará de seu filho uma nova criatura: acredite em mim.
Seu filho hoje está com oito anos; mostre-lhe o Evangelho, ensine-o a acreditar em Deus, e isto do modo mais ortodoxo possível. Eis um sine qua non. De outro modo a senhora não conseguirá fazer de seu filho um bom ser humano, mas na melhor das hipóteses um sofredor, e na pior um letárgico e indiferente “bem sucedido”, o que é um destino ainda mais deplorável. A senhora não encontrará em parte alguma algo melhor do que o Salvador, esteja certa.
domingo, 1 de julho de 2018
Lista básica de livros
CONSERVADORISMO
1. As Ideias Conservadoras – João Pereira Coutinho [http://tinyurl.com/hdqhujb
]
2. Como ser um Conservador – Roger Scruton [http://tinyurl.com/z2h5rjd
]
3. O que é conservadorismo – Roger Scruton [http://tinyurl.com/z9mfn68
]
4. A Política da Prudência – Russel Kirk [http://tinyurl.com/z7lpmnh
]
5. Por que virei à direita – João Pereira Coutinho, Luís Felipe Pondé, Denis Rosenlfield [http://tinyurl.com/hmbun9l
]
.
Assinar:
Postagens (Atom)